A Tuba

 

tuba.jpg

A Tuba é um instrumento musical de sopro da família dos metais e consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Logo depois do seu aparecimento, na primeira metade do século XIX, começou a ser um instrumento muito popular em especial nas pequenas bandas de metais da Grã-Bretanha.

Hoje, as Tubas podem ser encontradas nas mais diferentes formas, combinações e afinações. Os tipos de Tubas mais conhecidos são:

Tuba de marcha, com a tubagem horizontal, parecida com a tubagem de um trompete. É colocada sobre o ombro esquerdo do executante, e foi concebida para facilitar o transporte em marchas; Tuba Helicon, são tubas com forma circular, com a campânula orientada para a frente envolvendo o corpo do músico, e o Sousafone, o maior dos instrumentos de sopro, é uma tuba especial que o músico ou executante apoia no ombro para que possa tocá-la enquanto anda ou marcha. Este instrumento foi idealizado por John Philip Sousa, compositor americano, mas de origem portuguesa.

Texto baseado na «Wikipédia»

Ana Ramos G4

17 Responses to A Tuba

  1. ana ramos diz:

    Espero que gostem do meu trabalho.
    Bjx

  2. Bruna Teixeira (6ºc) diz:

    Bom trabalho.

  3. Ana Pinto diz:

    tá muito fixe ana!!!

  4. Ana Mota diz:

    Gostei muito, estás de parabéns!!!

  5. daniela diz:

    adorei o teu trabalho esta muito giro

  6. daniela diz:

    adorei o teu trabalho mas estou com uma dúvida, àlem do Jhon Philip Sousa existem mais compositores.Quais?

  7. Diana diz:

    Está muito giro mas podias ter ido também a outro site.

  8. eu gostei do teu trabalho esta bem trabalhado

  9. tiago correia diz:

    parabens

  10. Guacirema diz:

    muito legal seu trabalho, espero encontrar outros iguais ou melhores Parabéns………

  11. carlos maikon diz:

    ola! prabens pelo seu otimo trabalho,sou tubista a poucos anos e eu achei muito legal.

  12. gabriel.tuba diz:

    ai pessoal eu toco tuba e queria saber qual é o nome dessa musica q ele ta tocando por favor eu gostei muito dela
    valeu pessoal
    fui!!!!

  13. Valquer Cruz da Cosa diz:

    Olá!!
    Me chamo Valquer, sou da cicdade de Catolé do Rocha – PB, sou formado em Música com Habilitação em Tuba pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
    Eu também passei por essa situação de ser o último a ser escolhido para compôr o time das aulas de educação física como também para fazer parte do time do colégio, isso se tivesse faltando alguém. Por isso acabei me tornando goleiro, e modesta parte fui um bom goleiro, chegando a ganhar vários torneios e ser considerado o melhor goleiro da cidade.
    Mas pelo outro lado da história, eu tocava trompete, porém quando vi a pela primeira vez, isso no ano de 1999, logo me apaixonei pelo instrumento. Não só pela sonoridade grave como também por sua estrutura física. Pena que nada cidade nao tinha um!
    Mas por minha sorte no ano seguinte veio uma Tuba para a Banda de Música do município. Logo me apeguei ao instrumento, realmente me dediquei. Por ironia do destino me apareeu uma oportunidade de vir morar em Joao Pessoa – PB, não deixei passar; aqui estudei e estudo com o Profº Valmir Vieira, onde acabai ingressando na Universidade e me formando Música com Habilitação em Tuba.
    Hoje estou dessenvolvendo um trabaho de Duo, com o aluno Gilvan Pereira (Novo) da Graduação em Tuba.
    Pelas minhas contas existe hoje no Brasil em torno de 10 a 15 tubistas formados.
    Tenhos que fazer por onde aumente aumentar esse número de profissionais.

    Abraço a todos!!

  14. rafael diz:

    oi, adorei este vidio, voce esprecou-se muito bem mais a sua orquestra.

    eu tabem faço desses consertos de animar algumas festa, mas hmmm voce malha mesmo…
    adorei

    abraxo

  15. rafael diz:

    uma perguntinha….

    gostava de seber quie musica é que ele esta a tucar….

    eu toco tuba e gostava de saber

    obrigado

Deixe uma Resposta

